segunda-feira, outubro 16, 2006

Abre a mão...


- Fecha os olhos...
- Onde me levas? Porque tenho de ter esta venda nos olhos?
- Abre a mão...
- Oh! Seja!

Madalena fechou os olhos ao seu amigo David sem que nada mais importasse. A venda foi-lhe colocada com todo o carinho... e lá foram eles para o passeio. Ele, olhando o mundo em volta, saboreando a vista e o nariz, com aquela brisa rara a mar, que emanavam as ondas de Cascais. Ela, de olhos fechados, só podia confiar nos olhos de David e na sua mão, que a guiava até ao carro.

- Onde vamos? - insistia ela. Mas ele entregava-se ao silêncio da sua alma. - Ao menos podemos ouvir música?

Ele lá pôs um cd de ópera, de uma aria que arrepiou Madalena. Era linda de morrer, com agudos tão cuidados, quase como rosas sem espinhos, depositadas no regaço de uma mulher. Madalena não gostava de ópera, mas aquela ela quis ouvir. Era a dama borboleta, "Madama Butterfly", cantando a sua esperança na aria "Un bel di vendremo"... um dia o veremos.

Então o carro parou. David deixou a música terminar e abriu a porta. Depois tirou cuidadosamente Madalena do carro. Só se ouviam as ondas e um assobio ventoso que denunciou a praia do "Guincho".... David tirou-lhe a venda e beijando a face de Madalena disse então:

- Aqui o vento está bom...finalmente posso te dar o presente. Abre as mãos.

Madalena olhou-o calmamente e acatou a ordem.David colocou então nada dentro de cada uma delas e fechou-as. Disse-lhe então:
- Na tua mão direita, tens o passado. Na esquerda, o futuro. Lança ao vento o que queres que te deixe e guarda na mão o que quiseres guardar. Eu espero no carro...

E sozinha Madalena ficou... pensando qual das mãos abrir. No fim, foi abrindo uma das mãos e lançando o seu nada ao vento. Voltou para o carro...
Para junto de David.

Não falaram até Cascais...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adorei...mas...(sim, estou mttttttttt lenta...), ela abdicou do futuro? :(

16/10/06 20:44  
Anonymous Anónimo said...

Isso depende da leitura que fazes. O que farias tu? Eu deixei em aberto exactamente para que a pessoa imagine.

Eu abri mão do passado. Para mim a Madalena abriu mão do passado e ficou com o futuro. Agora, isto sou eu :P

16/10/06 23:45  
Blogger fairy dust said...

O passado já é meu, independentemente de como eu o tenha usado. O futuro é ilusório. Eu escolheria o presente, porque não confio no futuro nem posso reviver o passado...

17/10/06 17:33  
Blogger Jotomicron said...

Está lindooooooo :D Gostei mesmo muito!! =D

mas...

... eu acho que morrereria naquela praia, naquele areal... Talvez de incerteza, talvez de desespero por não saber o que escolher, ou simplesmente porque tinha ficado ali tanto tempo que não tinha comido durante dias a fio...

Como poderia viver o meu futuro sem o meu passado? Que graça teria?

17/10/06 20:32  

Enviar um comentário

<< Home