sábado, agosto 30, 2008

Teoria da Cara ou Coroa (apresentação)

"Cada ser partilha duas almas, ao longo da sua vida. Enquanto uma dorme, a outra desperta, algures noutro lado, começando noutro corpo, um novo dia".

João pousou o livro na cabeceira que tinha sido colocada junto à sua cama.
- Disparate...- João era um céptico. Não acreditava em milagres, no poder do amor e na alegria. Vivia sozinho num apartamento na rua das finanças de Cascais. Não muito longe de si, tinha tudo aquilo de que precisava para viver: Cafés, um hospital, todos os serviços sociais, e a praia...
Vivia feliz na sua solidão, que muitos diziam ser acaso de um destino. Não era... João escolhera viver sozinho, num apartamento, sem animais de estimação, sem plantas, sem pessoas, para que pudesse ser ele. Para que pudesse aproveitar cada momento, cada segundo, que o seu egoismo lhe dava. É certo que tinha várias visitas nocturnas... dezenas de raparigas já tinham entrado no seu mágico antro de "amor".
- Amor...- disse ele para si, rindo-se histericamente. Para ele, nada disso valia a ponta de um corno: a sua família estava longe de mais para ele, algures no Monte Estoril; e João nunca tinha estado apaixonado. - que disparate...
João olhou em volta para o seu quarto. Estava todo ele meticulosamente bem organizado. As prateleiras que se erguiam na parede à sua frente, guardavam todos os seus preciosos discos de música clássica, todas as suas partituras e todos os seus livros.
- Este não vai para ali!- disse ele, olhando para o livro que acabara de ler. O livro falava de tudo aquilo que lhe era indiferente. o Amor, a tristeza, a vida. Para ele, apenas a música importava... apenas o seu enorme ego de pianista, importava.
- Bom! É melhor ir dormir.
João apagou a luz e mergulhou no seu sono. Mal sabia ele que a sua alma gémea se levantaria exactamente nesse preciso segundo.

*

Miguel despertava de uma longa noite de sono.
- Que merda....
Miguel era filho de emigrantes que tinham partido de uma pequena localidade perto de coimbra, chamada Candosa, para irem trabalhar no outro lado do mundo, em Sydney.
- Filho. Are you wake?
- Yes mother! - gritou ele como resposta - R'ais parta a mulher!
Miguel olhou para o relógio, eram agora 10 da manhã.
- Bah...- suspirou ele.
Miguel trabalhava numa loja de desporto, perto da praia. Para uma loja tão pequena, tinha bastante movimento devido aos campeonatos de surf que lá se faziam. Poderia ser um emprego interessante para um maníaco do desporto, mas para ele não...
Miguel tinha sonhado que um dia seria médico, talvez em Portugal. De todas as especialidade, a Pediatria era talvez a que mais lhe agradava. Adorava crianças. Via nelas a paixão pela vida, a alegria, o amor puro e inocente. Tudo aquilo que ele amava.
- Que eterno romântico...- pensou, enquanto se lembrava do sonho.
Vivia ainda com os pais num pequeno apartamento perto da praia. Por conseguinte, não tinha muitos dates, nem muitas girls o iam visitar. Ele bem que tentava ter uma namorada, mas nunca parecia conseguir. Uma vez, tentara pedir a uma rapariga, o seu número de telefone, num bar. A coisa tinha corrido tão mal, que ele tinha ido parar ao hospital com um olho negro, acompanhado pela rapariga, que tinha queimaduras de segundo grau, na cara.
- Coitada...- pensou ele. Mal se tinha aproximado, tropeçou nos atacadores, empurrando-a contra lareira que estava acesa nesse momento. Como resposta a queimadura, a rapariga decidiu deixar-lhe uma marca no olho.
- Bom. Vamos lá. - Miguel estava farto da miserável vida que levava. Tinha quase a certeza de que nunca iria ser alguém, que nunca iria voltar a Portugal e que nunca mais se iria libertar daquela solidão, que ele tentava esconder a todo o custo.
Miguel agarrou nas suas chaves e no livro que estava a ler e coloco-os na mala. Olhando para o livro, Miguel pediu em voz baixa aos deuses, que a sua outra alma, tivesse uma sorte melhor na vida, do que ele...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não entendi o título....gosto do Miguel (já agora, considero isto um roubo de nome =P).

a alma que ele espera que tenha uma vida melhor é a alma gemea dele ou refre-se a uma segunda vida? (tou máxima e baralhada, pelos vistos).

Vamos ter mini série?

31/8/08 14:49  
Anonymous Anónimo said...

lolol. Roubei-te o nome?:S. Tinhas pensado em Miguel (soryyyy:s, Mudo no próximo).Temos mini serie sim.
Tudo isto tem a ver com a primeira frase escrita a verde. A alma gémea, não é a pessoa que nos completa, mas sim, a pessoa que vive connosco a vida. Cada ser tem duas almas, que habitam corpos diferentes, simultaneamente. Mas estão intrinsecamente ligadas. (eu sei, deixa o absinto!!! Achei piada a esta ideia e pus em pratica!:P).

Beijos

31/8/08 15:46  
Anonymous Anónimo said...

Não precisas de tirar o nome, chegaste primeiro !!! =)

bem..a minha alma anda perdida...

31/8/08 20:35  

Enviar um comentário

<< Home