terça-feira, abril 17, 2007

Contagem regressiva para o fim da alma - 17º dia

- Boa noite. Então como está o nosso inclino?- a enfermeira vinha mais uma vez para me medir a febre e a tensão. Segundo o doutor Ferreira dos Santos, estava mais saudável que qualquer um dos doentes que se encontravam no quarto comigo. Lembro-me que naquele momento ri-me com ele de contentamento... até olhar em volta. À minha esquerda... o velhote que tinah pelo menos quatro paragens cardíacas por dia; à minha frente, uma senhora que vomitava tudo o quanto comia; e à minha direita...estava... bem... ninguém. O seu ocupante tinha morrido com um AVC. "Hurray...sou o que estou melhor...não é muito difícil..." - pensei
- Estou bem, senhora enfermeira. Só com fome.
- Não se preocupe que hoje já pode comer. Teve muita sorte sabia? Geralmente as pessoas que entram no hospital, na sua situação não sobrevivem. Na maioria destes assaltos à mão armada, as pessoas perdem tanto sangue que não conseguem sobreviver. Ainda por cima, onde lhe enfiaram a faca! Cruzes... mesmo em cima do fígado!
Sorri-lhe pela ignorância. Tinha sido eu que me tinah atacado. Aquela desculpa tinha sido inventada pela Pipa, no dia da minha admissão.
-Claro. Ainda bem.
E a enfermeira saiu.
Fiquei ali quieto olhando o tecto e a luz fluorescente que dele se dependurava. Quem diria... quem diria que depois de tanto, uma coisa tão pequena, tão habitual tinha despoletado toda a tentativa de suicídio. Quem diria?
Pus-me a pensar, olhando agora pela janela. A enfermeira tinha-me perguntado, o que é que sente...Bem, tenho de pensar...

*

Mariana entrou no escritório do seu patrão, sem ser chamada.
- Sim?- perguntou ele, não compreendendo a sua motivação.
Sem falar, Mariana tirou a blusa que lhe apertava o corpo magro. Tirou as calças e ficou assim, apenas em sutiã. Qual cão que vê comida, o patrão salivou, como se lhe fosse exibido um pedaço de alimento. Assim, sensual Mariana caminhou e colocou-se sobre a mesa deitada. Virando-lhe as costas, exclamou:

- Está a ver doutor? O que eu quero?
Não houve palavras, não houve perguntas. Apenas corpos a soltarem-se das suas pesadas roupas, caminhando vorazmente um conta o outro. Ali, como animais no cio, soltaram suspiros de prazer e de necessidade. Ele, exclamando quando com as suas mãos delicadas, Mariana lhe tocava no peito e lhe percorria a barriga. Quando as suas mãos lhe prendiam as costas para se apoiar entre aqueles movimentos selváticos e frenéticos. Quando os seus lábios se fechavam em cada parte do corpo, fazendo erguer-se ainda mais.

Ela...
Nem tanto de prazer, mas sim de necessidade.
Exclamava de satisfação quando nela sentia aquele corpo estranho. Quando nela sentia as suas mãos pesadas a passar-lhe pelo corpo bem definido e mais velho. Quando ele lhe beijava cheio de força mas estranhamente, com carinho.
Mas mesmo assim, porquê daquelas lágrimas?

Naquela transacção, Mariana chorava, feito Madalena com Cristo na cruz. Chorava pela sua tristeza... pela sua solidão. Chorava por aquilo que tinah feito e pelo que agor,a de novo repetia. Chorava por si. Chorava não sabia por quem...Tudo isto enquantogritava de prazer... ou seria dor~? Não sabia... só sabia que tinha uma impressão forte no peito que lhe dava vontade de chorar e gritar ou gemer... assim,

Exclamava por alegria...
Chorava por solidão...


*
- Não sei...- disse para mim, naquela enfermaria.Não sei como me sinto. Tinha o corpo quase sarado, apenas tinha aquela comichão nos pontos e naquela cicatriz que se estendia sobre o fígado, naquela ferida ainda por sarar. No meu peito... sentia-me mal. Sentia-me oco. Vazia e emoções, vazio de sentires. Nem ódio, nem raiva, nem alegria ou amor. Estava lavado de sentires...largado de vontades. Estava apático, sem reacção.
Mas estranhamente, no meio disso tudo, estava bem...Estava finalmente de bem coma vida...compreendia que tinha medo de morrer. Compreendia que se esta vida era o meu inferno, também a próxima o seria. Então porque não viver a que já tinha?
Sorri e deixei-me cair na cama. Puxei do jornal que me tinham trazido e li:
O primeiro ministro tinha um problema qualquer com uma faculdade privada, por resolver...
Al´guém tinha morrido não sei aonde... enfim, o mesmo de sempre. Caminhei então para aquilo que sempre li - o horóscopo. Percorri todos os signos antes do meu. Estavam todos bem, pensava eu.
- Amigo, está a ver o horóscopo? - era o doente da esquerda, o que tinha ataques sucessivos
- Sim, quer saber o seu?
- Já agora. Sou Leão
Li-lhe por alto o horóscopo. Era um dia favorável. No plano afectivo estava pior e no financeiro estava bem. Li-lhe então o último parágrafo:
- No plano da saúde, sentir-se-á revitalizado e cheio de saúde. Tenha cuidado com o estômago.
Rimo-nos os dois. Parados ali, sem comer, alimentados por soro, a alimentação sem dúvida, seria a nossa principal preocupação! Li então o meu:
"No plano monetário, não terá grandes despesas. Dia favorável!"
Ri-me. Não tinham de certeza visto as despesas que eu tinha de pagar ao hospital...
"No plano da saúde, terá problemas de fígado..."
Ri-me! "Vá lá, uma em três!"
"No plano afectivo terá uma semana muitofavorável. Hoje é um dia propício para conhecer novas pessoas e desenvolver laços e relações. A sua sensualidade emanará e atrairá paixões proibídas, talvez mesmo pessoas que o tenham abandonado"
- AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH - ri-me que nem um desalmado! Ri-me de toda a situação. O ridícul oque era estar numa cama de hospital a ler o horóscopo... o ridículo que era eu estar ali... o ridículo que tinah sido a minha tentativa de suicídio... o ridículo que tinha sido a minha morte interior... o ridículo que tinha sido, Bernardo, a nossa relação.
Ri-me e pensei: "Meu Deus! Como é bom estar vivo..."
Nesse momento, ao meu lado, o senhor teve de novo uma paragem respiratória... o seu dia favorável tinha acabado, assim como a sua vida...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem sabe se o dia em que morremos não será um dia favorável...espero não descobrir tão cedo!

Afinal smp foi siucidio...e lg a partir do fígado..aii!

Ainda mais uma observação: eu além de badalhoca sou sensual??? hahahaha tá-se msm a ver =P mas esta cena de subri para cima de secretarias pronto é cmg =P

Escreve mais para moi sim???

18/4/07 16:53  
Blogger Pips said...

LOL! Ahan! Essa cena fez-me lembrar a famosa frase sensual em cima da secretária: tás a ver? =P
Coitadinha da mééé! Que pouca vergonha! =\
E mórbido...

Bjs ***

18/4/07 19:23  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de dizer:eu ainda n falei contigo em nenhuma parte da contagem!!!

18/4/07 19:28  
Anonymous Anónimo said...

Espera um bocadito me! tu HADES de falar xD! E sim sua porca, :P hei de escrever mais ctg :P. Pipes! E morbido! Eu ando um bocadito morbido. Estou numa fase menos boa :P. Beijos

19/4/07 20:49  

Enviar um comentário

<< Home