segunda-feira, fevereiro 25, 2008

"Iris" de Matt (perdidos)

Quatro e vinte e três. Vera poisou o relógio consciente de que era improvável que viesse a adormecer nessa noite. Esta habituada às insónias.

Caminhou descalça e de pijama para o exterior da pousada. Era o último dia que passariam em Viena. Vera não sabia se queria mesmo regressar a casa. Pensava se não ter casa não seria a casa dela. Invejava a casa de Bárbara, mas poderia ela algum dia ter uma igual? Quem sabe se as folhas húmidas do chão a colarem-se aos pés não seriam melhores para ela do que um cubo de cimento.

Algo mais que o cheiro florestal do pequeno jardim da pousada pairava no ar. Era um aroma familiar e que a fazia salivar. Era um aroma que Vera recusava à muito tempo...

-Vera?
-Bom dia Matt!
-Porque é que não estás a dormir?
-Não sei...
-Que cara é essa?
-Sabes Matt, com tanta informação no mundo actual, acho completamente primitivo que estejas cá fora a uma hora destas a corromper a atmosfera verde só porque te apetece um cigarro. - Vera acabara de identificar o cheiro familiar.
-Oh não...
-Oh sim! Matthew, francamente, fazes alguma ideia do que isso vai fazer aos teus pulmões? E aos meus?

Matt usou o seu sorriso mais trocista quando se apercebeu do que Vera estava a fazer.

- E é por isso que ficas aqui, sentada ao meu lado e a respirar tão fundo quanto podes.

Vera emudeceu. Matt estendeu-lhe um cigarro e continuou a sorrir. Para quê resistir? Seria o último de qualquer forma.

- Satanás!
-Há quanto tempo é que desististe mesmo?
-Bem...há um ano já...
-E com quantas recaídas?
-Pelo menos uma por semana. - Vera corou. Não sabia porque é que dizia sempre a verdade a Matt. - Promete que não dizes nada ao João...ele não faz ideia. Acho que me matava.
-Pensei que era esse o objectivo do tabaco.
-Bem, o João matava-me muito mais depressa.
-E ainda não sabes se queres mesmo morrer, não é?

Um pequeno riso cumplice espalhou-se no ar frio.

-Vamos fazer assim: eu não digo ao João, tu não dizes à Vicky e os dois tentamos fazer a Bárbara parar de roubar maços da minha mala.
-A Bárbara sabia?
-O que é que a Bárbara não sabe?

Silêncio.

-Então...qual é a tua desculpa?
-Amanhã voltamos para casa...ou melhor, hoje cedo.
-Sabes Vera...finalmente compreendi o "Iris".
-Hã?
-"You're the closest to heaven that I'll ever be and I don't want to go home right now".

Vera sentiu-se feliz por estar demasiado escuro para Matt a ver corar. Não sabia o que lhe responder. Disse a primeira coisa que lhe veio à cabeça:

-Quero ver o Sol nascer.
-Eu espero.

Qual era a diferença entre o Sol e o inferno? Assim que o sol nascesse estava na hora de ir para casa. Estava na hora de descer do céu. Estava na hora de largar a mão que aquecia a sua. E na hora de se preparar para nunca mais ouvir a melhor versão de "iris" que já conhecera.

10 Comments:

Blogger fairy dust said...

Mais uma vez, não há música. A música obvia seria "Iris", mas eu não gosto de ser obvia e por isso não pus nada.

Para aqueles de vocês que preferem posts curtos, aviso que para quem quiser, ler o diálogo é suficiente para entender o texto =)

25/2/08 16:45  
Anonymous Anónimo said...

Ves quando nao te preocupas com o tamanho dos textos a coisa sai muito mais fluida e inspirada (nao k precises de muita inspiração para fazeres um texto excelente!).

Tenho pena que os perdidos e achados estejam a acabar.
Ainda tinha tanto para contar xD. Mas pronto. Temos de combinar como acaba k é para mostrar as nossas duas visões da coisa. Beijos. loved it

25/2/08 17:05  
Blogger Greenish Fae said...

Adorei! Estou mesmo a gostar desta vossa saga. Mas já vai acabar??

26/2/08 13:39  
Anonymous Anónimo said...

Pela Mariana sim! Faz força para que não!!!xD

26/2/08 15:35  
Anonymous Anónimo said...

AI Q LATA! Pronto, pode n acabar agora, mas vai demorar (ainda) mais tempo a sair cada episodio, porque não estou a conseguir criar para esta saga =S
Também me parece q fica mt coisa por contar. Mas também não gosto de dizer td.

Obrigada greenish! Podias fazer o texto seguinte e partilhar connosco =)

26/2/08 18:13  
Blogger Greenish Fae said...

UI!! Havia de ficar lindo (que linguagem tão erudita a minha!!)!
Sim Me acho mal que acabe eu estou a gostar bastante portanto como leitora assidua e interessada faço votos para que não.
E quanto ao demorar mais tempo... Bem o que vale a pena faz-se esperar, não é o que se diz por aí?
O Sea Dragon é que tem razão! Estou contigo! ;)

26/2/08 20:51  
Anonymous Anónimo said...

Eu ajudo-te mé! Dou-te ideias se for preciso. Não tenho tido muitas, mas ainda precisa de ser contado o regresso. Tamos em Viena! Ainda os queria por a passar pela grecia e turquia, mas isso ia demorar demasiado! Vá, vamos tentar! ;)

(BRG greenish fae!)

27/2/08 17:42  
Anonymous Anónimo said...

Olá pi:) Gostei imenso do teu texto! Há tanto tempo que não lia nada teu. Para ser sincera comecei pelo final porque só depois me apercebi que havia uma continuação, o que não deixou de ter o seu charme. Para mim o Matt era o amigo imaginário dela! Só depois ganhou um corpo real. Um beijinho para ti, fico à espera do resto:)

1/3/08 00:16  
Anonymous Anónimo said...

pi?! Não foi a mé?

Estou confuso :X

2/3/08 00:32  
Anonymous Anónimo said...

também não percebi =S

2/3/08 13:10  

Enviar um comentário

<< Home