segunda-feira, dezembro 24, 2007

Natal (Achados VI)

"Natal... o dia das prendas, do santo menino, dos sonhos e daqueles doces que todos anseiam provar.
Natal, dia de partilha, dia feliz e cheio de beleza. Dia em que estamos junto daqueles que mais amamos... "

Marco levantou os olhos daquela folha quase toda branca, em que tentara começar a escrever.
- Bah! Hoje não me sai nada!
Era a Véspera de Natal e todos suspiravam. Até o Pipi estava mais calmo. A melancolia enchia-lhes o peito, a saudade a alma. Estavam longe das sua famílias.
- Vamos À fesssta! - bom nem todos estavam assim. Miriam estava habituada a passar o Natal sozinha, longe dos seus familiares. Passar com alguém que não fosse o seu ex-namorado, o feio Javier, como lhe chamava agora, era uma bênção dos céus.
- Estou?- atendeu Pipi o telefone. - Mãeeee! ó mãezinha!
E saiu dali para atender a sua vigésima chamada.
- Para quem não é facilmente suportável, ele tem tido muitas chamadas...- Sofia estava ensonada e aborrecida por ter de passar o Natal dentro de um comboio. Tinha partido de Paris fazia dois dias. O primeiro comboio onde tinham estado, tinha avariado 1 Km depois da plataforma. O segundo, que apanharam no segundo dia, tinha ficado encalhado naquela neve espessa que se formara de repente. O terceiro comboio, tinham apanhado naquele mesmo dia e estavam agora encalhados junto à fronteira com a Bélgica, por que a neve estava pior para aqueles lados.
- Então e tu? Ainda não te vi receber nenhuma chamada. Está tudo bem?- Miriam estava a ficar preocupada com Sofia. Não teria ela quem lhe ligasse naquele dia.
- Ah ah ah! Eu pedi para não me ligarem!- Sofia ria-se disfarçando a profunda tristeza que lhe invadia o coração. Todos os anos passava o natal em casa da Vera, junto à lareira, comendo aqueles doces, aqueles sonhos... era dos poucos dias em que se dava bem com o João. - Eu estou bem...
A sua única família, os seus pais, iam sempre para a Serra da Estrela, deixando-a para trás. Por que afinal, como lhe dizia sempre o pai: " Temos de te aturar o ano inteiro... merecemos umas férias românticas só nós os dois!". É claro que tudo era dito em tom de brincadeira, mas aquela mesma brincadeira sempre a magoara.
- Eu vou só fazer uma chamada...
Sofia levantou-se e caminhou para a carruagem seguinte.
- TRIMMMM TRIMMMM TRIMMM. Chegou À caixa de correio de ... Após o sinal, por favor grave a sua mensagem. BIP.
- Pai, gostava muito de ouvir a tua voz e a da mãe.- a sua voz começou a tremer e os seus olhos a lacrimejar. - sinto-me muito sozinha.... preciso de vocês. Tchau.
Desligou.
Nesse mesmo momento, o sue telefone tocou. O seu coração encheu-se de felicidade. Até que olhou para o telefone. Era Tomás...
- Tomás?
- Sua estúpida! A Vera não fala comigo por causa de ti!
- Desculpa?!
- Sua... - e foi despejando o seu repertório de nomes e acusações ao telefone. Num outro dia qualquer Sofia teria tido resposta para tudo. Naquele dia, estava enfraquecida. Limitou-se a ouvir, enquanto as suas lágrimas escorriam pela cara. Quando Tomás acabou, Sofia desligou-lhe o telefone e continuou a chorar.
Pior do que a culpa e a tristeza, Sofia sentia naquele momento a Solidão. Aqueles na outra carruagem não eram os seus verdadeiros amigos. Eram amigos, simplesmente. Queria ver a Vera... queria ver até o João. Queria estar longe dali.
- Sofia? - a voz de Pipi vinha daquela carruagem.
- Ah! Estás aí! Vamos?- disse limpando as lágrimas.
- Não disfarces Linda. Eu vi tudo.
E num abraço derradeiro, Sofia sentiu algum conforto naquele triste dia de Natal.
Passadas as lágrimas e o choros, Sofia e Pipi entraram na carruagem, cantando canções de Natal. Sofia ainda estava triste, mas sentia-se um bocadinho melhor. Sentiu-se ainda melhor, quando Miriam lhe sorriu e Marco lhe entregou as suas prendas de Natal improvisadas.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Feliz Natal! Sorry Mary ter-te passado À frente com a ordem dos posts,mas nunca mais escrevias e eu achei que a minah ideia ficava apropriada aqui.

24/12/07 14:25  
Anonymous Anónimo said...

eu é q peço desculpa...não consigo escrever há dias...

Pobre Sofia...adorei este post, se bem que contradiz a minha ideia de que era o tomás que não atendia o telefone, e não a Vera....mas deixa estar que eu dou a volta ao assunto ;)

Estará na altura de haver um reencontro?

25/12/07 21:22  
Anonymous Anónimo said...

Opps... Sory. Mas tb ele pode ter dito isso so para poder culpar a Sofia.
Duvido. Não faz sentido o reencontro. Eles estao a ir par a belgica. Os teus estao a inglaterra. E para além disso, reencontros, só no fim disto pah!xD
Beijos

25/12/07 21:50  

Enviar um comentário

<< Home