sexta-feira, maio 18, 2007

Contagem regressiva para o fim da alma - 13º dia - II

- Clínica Europa, bom dia...
- Olá Rosa, é o João.
- Ah, senhor terapeuta! Como está? - "Pronto... já não se vai calar mais...", pensei eu.
- Estou bem. Olhe, fui assaltado e estou a espera de uma amiga minha, que me vai dar boleia. Por favor desmarque a consulta do Tiago.
- Ah, a mãe dele telefonou a dizer que não podem vir.
- Ainda melhor...
- Ah, que horror menino! Mas está bem não está? Ai estes gatunos... esta escumalha
- Estou bem sim, Rosa. eu...
- Mas sabe o menino tem andado muito despassarado, ultimamente.
Óptimo...mais uma coisa para me atirarem para cima. Estava com uma auto-estima do tamanho de um rato e ainda me vinham dizer que tudo isto era minha culpa..
- Bom Rosa... tenho de desligar...
- A sério menino! VocÊ anda distraído no meio da rua, já tinha reparado, não lhe tinha dito é nada.... e depois vêm esses paneleiros...
Não ouvi mais... automaticamente, qual mecanismo de protecção do ego, o meu dedo deslizou pelo teclado do telefone, primindo a tecla vermelha...mais tarde teria de ouvir, o quão magoada Rosa teria ficado... Só rezava que tivesse ficado tão magoada como eu.

*
- MARIANA! Não lhe disse que queria isto pronto hoje?- o advogado gritava com a pobre secretária. Tinha-se esquecido completamente de que trabalhava e que portanto tinha responsabilidades. Naquele momento da sua vida, Mariana sentia-se sem rumo, sem vontades... caminhava não sabia bem para onde, procurando algo a que se agarrar.
- Peço imensa desculpa, doutor...
- Desculpas... desculpas evitam-se minha cara! Agora que digo eu ao cliente?
" Que só se interessa em "comer" a secretária e que pratica Advocacia nas horas vagas", desejou dizer, mas por uma vez na vida, controlando e lutando contra cada musculo do seu corpo, Mariana travou a sua espontaneidade.
- Assumirei toda a culpa doutor. - Mariana estava já a começar a ficar farta de o ouvir...
- E acha mesmo que isso faz diferença? - Agora é que ele estava mesmo a irritá-la. Num momento de loucura, procurou com a mão o botão da sua blusa, revelando mais uma pouco do seu sutiã. O patrão estremeceu.
- Diga-me o senhor...
- Ababada nadadade. - balbuciou. - fará. Peço desculpa por ter gritado consigo.
E dali se retirou, caminhando em direcção ao seu gabinete.
Mariana livrara-se dele, mas a que custo? Mais uma vez se sentia fraca contra a vida. Não fraca de espírito, que não o era... mas sim fraca por não conseguir ter mínimo de controlo sobre a sua vida. Uma profunda tristeza a invadiu.
*
- Bi Bip!- Buzinou a Filipa. Estava ali há 1 hora à sua espera. Tinha o carro no oficina a arranjar, e só conseguira estar ali àquelas horas. - Sorry...
- Não faz mal... consegui-me livrar das consultas da manhã.
- Queres fazer alguma coisa?
- Estás livre?
- Sim, houve um problema no laboratório...uma bacteria qualquer infectou metade do material... por motivos de segurança ninguém vai trabalhar hoje... - Pipa sorriu. O seu sorriso estava misterioso naquele dia...
- Pipa... por acaso não deixaste cair o recipiente onde tinham essa bacteria pois não?
Filipa soltou uma imensa gargalhada.
- Não! Óbvio! Não me lembrei a tempo!
- Então por quê esse sorriso?
- Depois conto-te. Vamos aonde? Guincho, Sintra?
- Leva-me para onde quiseres.
Partimos dali, em direcção ao desconhecido... ou pelo menos para mim.
*
- Mé! - Joana chegava fardada ao escritório do advogado. Trazia uma rosa para a amiga, uma rosa de um ramo do Bernardo que se estava a estragar lá em casa. Mariana sentiu-se verdadeiramente especial...
- Oi Jô. Não devias estar a trabalhar?
- Não. Pus a Patrícia a tratar da papelada. - disse Joana, enquanto sorria.
- Puseste a mamalhuda a fazer o teu trabalho? - disse Mariana com um sorriso maldoso.
- Sim, por quê?
- Com aquelas proeminências, ela consegue ver os papéis? - riram-se um pouco, descontraindo.- Aonde vamos?
- Não sei... Guincho? Sintra?
- Leva-me para onde quiseres!
- Uiiiii.. está bem. Bora. Ah! E o teu patrão...
Mariana sentiu-se fraca de novo.
- Eu trato disso. - Muito séria, Mariana entrou no escritório do Doutor, com a blusa de novo desabotoada, pedindo para ir tomar café.
- Não devia... mas pode ir... desde que...- por vezes um olhar diz tudo. Os olhos do Doutor fervilhavam como fogo. Mariana sabia o que lhe esperava quando voltasse.
*
- Está um calor que não se pode Pipa!
- Tu é que disseste, leva-me onde quiseres. Eu queria vir ver surfistas ao Guincho.
A esplanada, quase toda feita em madeira e metal, fervilhavam ao sol. Já tinha bebido duas águas e ia a caminho da terceira!
- Então conta lá...porque estás tão sorridente...
Pipa sorriu ainda mais.
- Nem vais acreditar... três gajos fizeram-se a mim hoje!
"Que bom...", pensei.... o velho tópico do jogo de sedução, no qual eu fedia, para falar muito sinceramente.
- Ai é?
- Sim... isto para não contar com o Diogo!
Falámos dos rapazes... eram todos giros e interessantes mas como poderia ela corresponder? Tinha um namorado que adorava e que não queria trocar por nada deste mundo.
- Um é moreno... tem olhos verdes...- e assim continuou as descrições. Eu ia abanando a cabeça, dizendo que sim a tudo, enquanto bebia a minha terceira água. Não podia dizer que me sentia feliz por ela, por isso. Ela tinha já um namorado, e outros a achavam interessantes... óbvio. Era uma mulher poderosa, de sucesso, muito atraente e bonita. Qual era a novidade dos homens lhe caírem aos pés? Só um louco a poderia recusar...
Falámos mais um pouco sobre o tópico e assim passou o tempo. Ela felicíssima da vida... eu triste pela minha solidão e pela minha incapacidade para amar alguém (ou aliás, pela minha incapacidade em fazer alguém me amar...)
Então saímos dali e Pipa deu-me boleia para o trabalho... Quando saía do carro, Pipa fez então a pergunta fatídica:
- É verdade, nem te perguntei... como vai a tua vida amorosa?
- Adeus Pipa...
Saí do carro e entrei no consultório para enfrentar a fúria da dona rosa...
*
- Então, está bom aqui?
- Sintra?As minhas alergias!!! Vou ficar toda fanhosa! - Mariana preferia o sol e a beleza da praia. Preferia o cheio a mar e a alegria da praia. Sintra era simplesmente para ela, uma serra melancólica que a enchia de tristeza...
- Tu é que disseste para escolher...
- Está bom assim, pronto - Mariana ia já no seu terceiro chá verde e na sua 3 queijada...- então conta-me... novidades!
- Não tenho grandes novidades! Só que o meu amor é perfeito...
Desta vez a espontaneidade veio ao de cima. Mariana revirou os olhos, recordando-se de uma colega da faculdade, cujo namorado se chamava Hugo e que dizia que quem não tinha um Gugu, não era ninguém.
- Já sei que não aprovas!
- Não é não aprovar, gaja! Eu não suporto é que falem de relações perfeitas!
- Tu não suportas relações... ponto.
A ferida onde a adaga da solidão se cravava, abriu mais um bocado. Lembrava-se agora da verdade. Não suportava que todos os outros fossem feliz, menos ela...Por quê? Por quê, se ela merecia? Ela sempre fora amiga do seu amigo e sempre tinha ajudado quando podia ajudar, por quê aquele castigo?
- Pronto, está certo... Mas conta lá, vá. Por que é que ele é perfeito.
- Então... ela leva-me rosas lindas todas as sextas... passa pelo meu trabalho para me dar beijos... e na cama.... uiii mé... ele é...
Nem ouviu o resto. Mariana concentrou-se na sua queijada e no seu chá...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

as coisas que uma pessoa tem q houvir de gente feliz conjugalmente =P

E o pior é que sou igual a elas na minha semana anual de felicidade!

18/5/07 21:02  
Anonymous Anónimo said...

e já agora...que raio de homem é este meu patrão que se deixa convencer só por causa de um botão?=P

18/5/07 21:06  
Blogger Pips said...

Lol! Ele adora o teu sutiaaaan! ;P

E tenho a dizer que pelos vistos há muitos loucos por aí à solta que efectivamente deixam esta mulher poderosa e mais não sei quê escapar... Ai ai...

Então e os surfistas?? Não os apreciámos bem! Este verão vou engatar um! =P (claro... disse o mesmo o ano passado e nada...)

Estava muito fixe mesmo!

Bjs ***

19/5/07 00:14  
Anonymous Anónimo said...

lolol. Eu mandei a boca de proposito pipes!:P Temos de ir os dois! Eu tb digo isto todos os anos :P.´
Meeee, tu gostas de ser assim porcalhota?:P Um botão faz a diferença toda bem!:P

Bjss

19/5/07 14:35  
Anonymous Anónimo said...

Entao e o resto n era para ontem a noite??

20/5/07 13:55  
Anonymous Anónimo said...

fikei ate tarde em casa da pipa!:P Hoje sou capaz de por... ainda me ta a faltar inspiraçao!:P

20/5/07 15:24  

Enviar um comentário

<< Home